É necessário aquecer os músculos antes do exercício?

Quando você foi fazer algum exercício, sem dúvida já disseram que você precisa aquecer ou alongar os músculos antes de colocá-los para trabalhar. No entanto, pode não ser necessário, ou pelo menos, os especialistas não tenham ficado de acordado. Enquanto alguns afirmam que o alongamento muscular ajuda a prevenir lesões, outros indicam, que na verdade, não tem efeito algum. Em quem você deve acreditar?

É necessário aquecer os músculos antes do exercício?

Alongamento

Lorena vai todos os dias à academia para praticar atividade aeróbica . Quando chega tarde, o seu treinador diz-lhe para aquecer seus músculos primeiro , para evitar lesões no joelho. Ela faz, porque se tornou parte de sua rotina, mas, recentemente, ela leu alguns estudos que diziam que os músculos alongados antes do exercício, na realidade não previne lesões, e devido a isso ela ficou confusa. Quando ela disse isso a seu treinador, ele disse a ela que não era verdade, e que, pelo contrário, existem outros estudos que dizem que é necessário alongamento muscular para evitar se machucar. Veja os dois lados da questão:

Por um lado, um estudo realizado por pesquisadores do Centro do Departamento de Defesa de Surrey, na Grã-Bretanha, descobriu que alongamento e fortalecimento muscular pode ajudar a prevenir problemas no joelho , incluindo uma condição chamada de “joelho corredor “, que ocorre em pessoas fisicamente ativas.

O estudo foi realizado, pois é muito comum as pessoas sentirem dor na parte da frente do joelho que fica pior quando sobem escadas ou correm. Portanto, esta é uma questão de deserção entre os recrutas militares.

Em busca de uma solução, os especialistas submeteram 1.500 recrutas a diversos programas de alongamento, e descobriram que, enquanto que os que fizeram exercícios de aquecimentos tradicionais sofreram menos lesões, a quantidade de recrutas afetados foi ainda menor entre aqueles que haviam realizado exercícios especiais de alongamento, centrados em fortalecer os músculos das pernas para torná-las mais flexíveis.

Pelo outro lado, pesquisadores da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, implementaram um estudo para determinar se realmente é conveniente ou não o alongamento antes do exercício, visando prevenir lesões . Depois de estudar cerca de 3.000 voluntários que correram 10 milhas ou mais por semana, eles não detectaram diferenças de feridos entre aqueles que alongam os músculos antes de executar e aqueles que não o faz. Na verdade, os principais fatores de risco para lesões encontradas foram: um histórico de lesões crônicas ou lesões sofridas nos quatro meses anteriores ao estudo, ou índice de massa corporal elevado, ou seja, acima do peso.

Além disso, observou-se que adicionar ou eliminar uma série de alongamentos antes da rotina normal de cada pessoa aumenta o risco de lesões. Isto indicaria que, se você pratica regularmente algum alongamento, não deve abandoná-los enquanto tiver dúvidas sobre a sua eficácia e, por outro lado, se você não está praticando alongamentos, também mostrou que a adição dessas atividades pode melhorar a sua situação, pelo contrário, pode ser mais arriscado.

Com as coisas levantadas neste modo, o debate permanece aberto e inacabado. Será preciso mais pesquisas para confirmar qual das duas opções é a mais adequada. Enquanto isso, parece que o melhor é evitar o excesso de peso e continuar a rotina que levou até agora até que mais informações se tornem disponíveis.

É como Lorena diz, que ela já se acostumou a fazer exercícios de alongamento e não vai mudar sua rotina até que não haja resultados mais precisos sobre o tema.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

 

Deixe seu Comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *