Triglicerídeos Alto Sintomas e Causa Principal

Triglicerídeos Alto Causas e Sintomas

O que é triglicerídeos? Como saber se estou com triglicerídeos alto? Quais as causas e sintomas de triglicerídeos alto? Saiba tudo isso e muito mais neste artigo.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura que está presente no sangue e tem como função principal servir como reserva de energia para o corpo. Esses triglicerídeos vêm principalmente da alimentação e, uma quantidade menor, da própria gordura corporal acumulada.

Quando estes triglicerídeos estão aumentados, podem aumentar o risco de desenvolver doenças e se tornarem prejudiciais à saúde.

Triglicerídeos Alto Sintomas

Os sintomas de triglicerídeos alto não são muito específicos, é necessário que se realize um exame de sangue para saber se seus triglicerídeos estão altos ou não. O ideal é que a taxa de triglicerídeos esteja abaixo de 150 mg/dL em jejum.

No entanto, determinados sintomas ocorrem em alguns indivíduos com triglicerídeos alto, como o acúmulo de gordura na região da barriga, principalmente, e dores de cabeça constantes. Pode ocorrer também a formação de pequenas bolsas de gordura sob a pele, próximo aos olhos e dedos.

Triglicerídeos Alto Causas

As causas de triglicerídeos alto vão desde a má alimentação até a herança genética. Outro fator agravante é o sedentarismo que, junto à má alimentação, faz com que você acumule mais gorduras, já que estará consumindo mais calorias do que você gasta, elevando assim os seus triglicerídeos.

Causas menos comuns de triglicerídeos alto são disfunção da tireoide e o consumo de alguns medicamentos, como anticoncepcionais e esteroides.

Triglicerídeos alto é perigoso?

Ter triglicerídeos alto é perigoso e, apesar de ser considerado menos prejudicial que o colesterol, pode trazer inúmeros prejuízos à saúde. Ter a taxa de triglicerídeos elevada aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares (doenças do coração) ou de sofrer um derrame (AVC). Em casos extremos, podem levar ao acúmulo de gordura no fígado e também inflamação no pâncreas.

Pode ocorrer triglicerídeos alto em crianças?

Sim, hoje é muito comum o desenvolvimento de triglicerídeos alto em crianças, isso se deve principalmente aos novos hábitos sedentários dessa geração e ao alto consumo de gorduras trans e frituras.

Triglicerídeos alto o que fazer?

Quando detectado triglicerídeos alto, o que se deve fazer é procurar profissionais adequados para realizar o tratamento, como um cardiologista e uma nutricionista, que podem indicar desde mudanças de estilo de vida até o uso de medicamentos.

Triglicerídeos alto como baixar?

Os triglicerídeos altos podem baixar através de mudanças de estilo de vida, como a prática de exercícios físicos (principalmente aeróbicos), no mínimo, 3 vezes por semana; adotar uma dieta balanceada; parar de fumar e evitar bebidas alcoólicas.

Qual a dieta para quem tem Triglicerídeos alto?

Triglicerídeos Alto Sintomas

A dieta para quem tem triglicerídeos alto deve ser elaborada por uma nutricionista de acordo com cada caso específico. No entanto, alguns hábitos podem ser adotados por você a partir de agora, como a redução do consumo de gorduras, carboidratos, massas e doces; consumir mais ômega 3, presente em peixes, como o atum, e também em sementes de chia e nozes; substituir o açúcar por adoçantes; aumentar a ingestão de fibras; consumir alimentos integrais e desnatados; incluir na alimentação frutas, verduras, legumes, carnes magras e queijo branco; além de também aumentar o consumo de água por dia.

Então, tirou suas dúvidas? Agora você já sabe as causas e sintomas de triglicerídeos altos e também como tratar. Faça sempre um exame de rotina anual para saber como anda sua saúde e, desde já, comece a praticar o que aprendeu aqui.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,31 de 5)
Loading...

Deixe seu Comentário

comentários

Comments

  1. By Ray

    Responder

  2. By david

    Responder

  3. By keily viviane

    Responder

  4. By Sueli Adriana

    Responder

  5. By Sueli Adriana

    Responder

  6. By Ione sousa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *